Associação que organiza AngraJazz leva jazz a todas as ilhas dos Açores

  • 17/10/2024

"Pretende-se que os Açores vivam o seu festival de jazz de uma forma intensa e que mesmo os que não vão ao Centro Cultural [de Angra do Heroísmo] experimentem o jazz. Pretende-se que tanto os locais como os turistas sejam surpreendidos pelo jazz que já se faz/toca nos Açores", avançou a associação, em comunicado de imprensa.

 

Há 25 anos que a associação organiza o festival AngraJazz, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, por onde já passaram alguns dos maiores nomes do jazz internacional, como Carla Bley, Toots Thielemans e Charles Lloyd.

Segundo a associação, o desafio para estender o festival a outras ilhas é feito "há muitos anos" pelos órgãos políticos regionais, mas tem sido travado por "inúmeros obstáculos", desse a identidade do evento à "dificuldade de encontrar parceiros com capacidade organizacional e financeira".

Este ano, para celebrar o 25.º aniversário do festival, a organização decidiu levar a outras ilhas um modelo semelhante ao Jazz na Rua, que integra a programação do AngraJazz desde 2017, com espetáculos gratuitos de músicos locais em lojas e cafés da cidade de Angra do Heroísmo. 

Entre outubro de 2024 e abril de 2025, o projeto, designado como Jazz nas Ilhas/AngraJazz 25 anos, leva às restantes oito ilhas dos Açores um concerto da Orquestra AngraJazz e sete espetáculos de grupos composto por músicos formados na orquestra.

Do programa constam já as bandas da ilha Terceira Wave Jazz Ensemble, Sofia Dutra Trio e Sónia Pereira Trio, mas poderão juntar-se ainda "projetos existentes nas ilhas onde se realiza cada um dos eventos".

"Esta proposta criará um intercâmbio entre todos os músicos do arquipélago, à volta do jazz que pelas ilhas se faz. Pretendemos abranger o maior número possível de músicos e juntar aos grupos participantes, outros grupos locais que, não se desviando do jazz, garantam a qualidade dos concertos", adiantou a organização.

Para a associação AngraJazz, o Jazz nas Ilhas, tal como Jazz na Rua permitem "divulgar e formar públicos e músicos".

"Dão lugar a uma muito maior envolvência da população no festival, à cativação de novos públicos e à divulgação do jazz e do festival junto da população, mas também dos turistas, de uma forma cativante, imediata e amigável", frisou.

O evento tem um orçamento de 33.250 euros e conta com o apoio da direção regional da Cultura dos Açores, da empresa Eletricidade dos Açores (EDA) e das autarquias e patrocinadores locais.

A organização dos espetáculos em cada uma das ilhas terá também a participação de agentes culturais locais.

Leia Também: "Top 3 da minha vida". Carolina Deslandes dá concerto em Londres

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2652992/associacao-que-organiza-angrajazz-leva-jazz-a-todas-as-ilhas-dos-acores?utm_source=rss-cultura&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes